Brasileirão

Botafogo encara mau retrospecto em casa por vaga na Libertadores

Com resultados da rodada, Alvinegro só depende de si

Botafogo tenta reagir como mandante no Estádio Nilton Santos
Botafogo tenta reagir como mandante no Estádio Nilton Santos |  Foto: Bruno Granja/Ag. Corinthians
 

Os resultados da 37ª rodada ajudaram e o Botafogo vai a campo nesta quinta-feira (10), às 20h, diante do Santos, dependendo apenas de si mesmo para entrar na zona de classificação à Libertadores. Para isso, precisa superar o mau retrospecto dentro do Estádio Nilton Santos no Campeonato Brasileiro.

O São Paulo perdeu em casa para o Internacional e o Athletico-PR e América-MG tropeçaram como visitantes diante de Atlético-GO e Palmeiras, respectivamente. Desta forma, como pega o próprio Furacão na última rodada, o Alvinegro pode até mesmo ir direto à fase de grupos no caso de duas vitórias.

O primeiro desafio, no entanto, é contra si mesmo. Com a terceira pior campanha como mandante, à frente apenas dos rebaixados Ceará e Juventude, a equipe de Luís Castro soma apenas 19 pontos em 18 jogos em sua casa - sendo cinco vitórias, quatro empates e nove derrotas, tendo apenas 35,2% de aproveitamento.

O Santos também se beneficiou com os resultados da rodada e já entra em campo garantido na Sul-Americana. O sonho, agora, é buscar a vaga na pré-Libertadores. Uma posição abaixo do Botafogo, com três pontos a menos, o Peixe tem no confronto direto a possibilidade de sonhar mais alto na reta final.

Escalações

Gatito Fernández está machucado, enquanto Marçal e Victor Sá ficam fora por suspensão. A dúvida do técnico Luís Castro fica no meio-campo: o titular Lucas Fernandes tem começado no banco por não estar em condições físicas ideais. Caso permaneça fora, Patrick de Paula e Luís Henrique brigam por um lugar na equipe.

Assim, o Botafogo deve ir a campo com Lucas Perri, Daniel Borges, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Lucas Fernandes (Patrick de Paula ou Luís Henrique); Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares.

Já o técnico Orlando Ribeiro deve mudar quase meio time para o importante confronto. O lateral-esquerdo Felipe Jonathan e o meia Soteldo estão lesionados, enquanto o zagueiro Luís Felipe e o volante Vinicius Zanocelo estão suspensos. Por outro lado, o defensor Maicon volta ao time após oito jogos fora.

Desta forma, o Santos pode ser escalado com João Paulo, Nathan, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Camacho e Carabajal; Ângelo, Lucas Barbosa e Marcos Leonardo.

Arbitragem

- Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)

- Assistente 1: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC)

- Assistente 2: Luanderson Lima dos Santos (BA)

- Árbitro de Vídeo: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

< Caso Flordelis: impasse ameaça dissolução de júri em Niterói Câmara de São Gonçalo aprova projeto com lema de Bolsonaro <